Vale do Pati

Slider

Vale do Pati - um lugar cheio de história 
Vale do Pati, esculpido imponentemente no coração da Chapada Diamantina - entre as cidades de Andarai, Mucugê(Guiné), Palmeiras(Vale do Capão) - região formada a partir do ciclo do diamante. O Pati foi descoberto e habitado depois de um forte período de seca na região que se fez necessária a busca por novas fontes de água. Já foi conhecido como um dos centros produtores do melhor café do Brasil e teve duas intervenções federais - uma na época da política do café com leite, com o governo pagando aos agricultores para cortarem as suas plantações e acabar com a indesejada concorrência com São Paulo e Minas. Uma outra a partir da criação da lei do Parque Nacional da Chapada Diamantina em 1985,  que,  proibindo a cultura do plantiu em áreas do Parque, criou a possibilidade dos nativos receberem turistas usando as suas casas como ponto de apoio ou pequenas pousadas - participando também da preservação deste lindo lugar.

Trilha Vale do Pati

O Cachoeirão, o Morro do Castelo, o Canion dos Funiz e a Cachoeira do Calixto sao os principais atrativos do Vale do Pati - mas antes precisamos, naturalmente, chegar até lá - As trilhas de acesso ao Vale do Pati tem como principal ponto de partida o Vale do Capão - a partir da Vila do Bomba - 22 km de trilha tão especialmente linda que é reconhecida como parte do trekking mais bonito do Brasil. Mais um acesso ao Vale do Pati é iniciado no Guiné - distrito de Mucugê - 12 km de trilha também bastante encantadora. Um terceiro acesso tem como ponto de partida a cidade de Andaraí - trilha que encanta muito a partir do topo da ladeira do Império, por ser mais um belíssimo mirante do Vale. 

 

No Vale do Pati muitas coisas impressionam, uma delas é quando depois de andar por horas e horas encontramos um lugarzinho muito charmoso e aconchegante como a casa de Dona Raquel ou Dona Linda, entre outras pousadas no Pati, e ali podemos comer, interagir com os viajantes e nativos, repousar e repor as energias para a trilha do dia seguinte.​

O que voce prescisa para sua aventura no Vale do Pati?
Um guia especializado se faz necessário, equipamentos como mochila e tênis para trekking também, capa para chuva, lanterna, filtro solar, chapéu, máquina para fotos e um casaco é o básico e suficiente para essa aventura.
Alongar, ter cuidado com o terreno, beber bastante água, alimentação saudável e uma boa noite de sono são boas dicas para uma perfeita aventura no Vale do Pati.

TREKKING 5 ESTRELAS

Vale do Pati trekking
Cachoeirao Vale do Pati
Vale do Pati trekking
Morro Branco Vale do Pati
Vale do Pati
Trekking Vale do Pati
ArrowArrow
Mirante da Rampa Vale do Pati
Cachoeiräo Vale do Pati
Gerais do Vieira - trilha Pati x Capao
Morro Branco do Pati
Cachoeira Escadinha
Mirante Cachoeirao
Trilhas no Vale do Pati
Slider

Por que conhecer o Vale do Pati com Via Pati?

Porque nós do ViaPati também adoramos fazer férias e sabemos o quanto é importante que tudo dê certo! Por isso, fazemos  o nosso trabalho sempre pensando no melhor para você.

  • Trabalhamos com os melhores Guias da Chapada Diamantina
  • Ofertamos segurança, grupos com máximo 4 pessoas/guia
  • Pernoites nas melhores hospedagens do Pati
  • Alimentação com opção também vegana e vegetariana
  • roteiros personalizados
  • mínimo de peso, maior conforto
Travel-And-Hospitality-Award-Winner-Logo-1920-1080[1]

Reconhecido e premiado pelo guia "Travel and Hospitality Award" como " Adventure Tour Company of the Year 2018 in Bahia"

Via Pati

  • E-mail
  • Telefone
    Whatsapp: +55 75 9271-7809
  • Endereço
    Rua da Juca
    Vale do Capao
    Chapada Diamantina
    BAHIA Brasil