Vale do Capao

Há um vilarejo ali...  o mais lindo e alternativo da Chapada Diamantina

Slider

Venha conhecer o Vale do Capão

O Vale do Capão com sua charmosa Vila e multicultural comunidade, é um paraíso alternativo na Chapada Diamantina. Base histórica do garimpo da região, o Vale do Capão, conhecido como um centro de artes, cura e ecologia, se destaca no roteiro turístico da Chapada Diamantina por suas belezas naturais, por ser muilticultural - com pessoas de várias partes do mundo vivendo aqui e também por ser o principal panto de partida para os mais lindos roteiros dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina - Cachoeira da Fumaça por Baixo, Canion do 21 e Vale do Pati,

Com imponentes formações montanhosas, rios e belíssimas cachoeiras, o Vale do Capão é um lugar propício para o turismo com consciência ecológica, propício também para espressões artísticas e culturais - circo, música, capoeira, ações comunitárias, terapias naturais, artesanato, dança, teatro, gastronomia, a animada feira de domingo são atividades que fazem parte do cotidiano dessa comunidade. Um equilíbrio perfeito entre maravilhas naturais e expressões artísticas e culturais.

A culinária típica da região é um tema à parte, herança do tempo do garimpo vem sendo transmitida por geracões - apresentando pratos como o Godó de banana verde, a palma (cacto), a moqueca e o pastel de palmito de jaca que sao os mais pedidos e apreciados por aqui e atenden muito bem a veganos e vegetarianos. No restaurante de seu Ivo e Dona Maria, na Conceição dos Gatos é servido moqueca de jaca e galinha caipira - pela delícia de tempero tem sempre a casa cheia. O restaurante Bela Vista também na Conceição dos Gatos atrae com a bela vista, pela excelência no atendimento e pelo requinte do seu Chef. No Capäo, lanchonetes no Bomba, inicio da trilha para a cachoeira da Purificação e também no início da trilha da cachoeira da Fumaca, servem os melhores pastéis da regão. Palma, Godó de banana e galinha Caipira podem ser encontrados no restaurante da Dona Si na Vila do Capão.

comida Vale do Capao

As mais interessantes trilhas do Vale do Capão

As cachoeiras da Fumaça, Riachinho, Rio Preto, Purificação, Águas Claras e Conceição dos Gatos são os principais pontos turísticos do Vale do Capão.

Cachoeira da fumaca

Trilha da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é uma das principais atrações da Chapada Diamantina. É uma das cachoeiras mais altas do Brasil e tem mais uma interessante particularidade:  dependendo da força e direção o vento inverte a queda da cachoeira dando a impressão que a água está subindo como uma fumaça fina. Um verdadeiro espetáculo magnífico da natureza.

 

Tempo de caminhada: cerca de 5 horas

Nível de dificuldade: médio

A dificuldade desta trilha se deve aos primeiros e últimos 2 quilômetros que são trexos com declinacões - subida e descida. A exposição ao sol é constante nessa trilha - é importante näo esquecer filtro solar, chapéu, roupas com proteção UV e bastante água.

 

 

Trilha da Purificação

Começando na Vila do Bomba, é uma trilha muito especial, margeando o rio e dentro da mata Atlântica - tendo como pontos especiais a cachoeira da Purificação e a cachoeira Angélica.
Tempo de caminhada - 4 horas no total
Nível de dificuldade - Leve a moderado.

Uma parada na Vila do Bomba no final da trilha para degustar pastéis com caldo de cana ou um bom acaí é um complemento perfeito.

purificacao
Rio Preto

Trilha do rio Preto

A um kilometro e meio a oeste da Vila do Capão começa a trilha do rio Preto. Em meio ao cerrado a trilha para a cachoeira do Rio Preto é quase totalmente leve, sua dificuldade está em mais ou menos 400 metro de declive para alançar a cachoeira e na exposição ao sol durante o percurso.

Tempo de caminhada - 2 horas em total

Nível de dificuldade - leve a moderado

Neste roteiro está incluso também uma visita à cachoeira das Rodas.

 

Trilha para Águas Claras

Uma belíssima trilha em que o mais especial acaba sendo nao só o banho refrescante em Águas Claras, mas também todo o percurso de seis quilmetros até lá. Além da forma imponente do Morrao, que se destaca entre as formações montanhosas, a serra da larguinha e a serra dos cristais dão uma impressão jurássica a esse roteiro.

Tempo da caminhada - 4 horas em média

Nível de dificuldade - médio

A exposição ao sol é constante nessa trilha. é importante näo esquecer filtro solar, chapéu, roupas com proteção UV e bastante água.

Aguas Claras
Riachinho

Cachoeira do Riachinho

Dentro de um parque municipal a Cachoeira do Riachinho encanta por sua beleza e volume de água. Fica localizada a seis quilômetros da Vila do Capão - percurso feito, para quem näo vem motorizado, com taxi ou mototaxi já que está praticamente à beira da estrada Capao x Palmeiras. Atrativo muito visitado pelos amantes do por do sol.

Tempo de trilha - 20 min com taxi e 5 minutos caminhando.

Nível de dificuldade - Fácil

Atrativo perfeito para ser feito depois da trilha da Fumaça - para aproveitar ainda um bom banho - ou para quem quer curtir um dia de descanso, mas näo quer ficar sem fazer nada durante todo o dia. Perfeito para o por do sol.

Conceicao dos Gatos

Vilarejo próximo ao Vale do Capão, tem como atrativo a cachoeira da Boa Vista. A Conceicão dos Gatos atrae os visitantes por ter como sua especialidade a culinaria - O restaurante Bella Vista e o restaurante de seu Ivo e Dona Maria servem pratos típicos que já são muito famosos pela especialidade e pelo delicioso tempero.

Tempo de trilha - 30 minutos com taxi, mais 20 min em média caminhando até a cachoeira da Boa vista.

Nível de dificuldade - fácil

Antes de visitar a cachoeira é importante dá uma passadinha em um restaurante para deixar reservado o seu pedido - caso deseje se deliciar por lá.

conceicao dos Gatos

Por que fazer trilha na Chapada Diamantina com Via Pati?

Porque nós do ViaPati também adoramos fazer férias e sabemos o quanto é importante que tudo dê certo! Por isso, fazemos  o nosso trabalho sempre pensando no melhor para você.

Aproveite sua trilha com a melhor companhia

Reconhecido e premiado pelo guia "Travel and Hospitality Award" como " Adventure Tour Company of the Year 2018 in Bahia"

O que oferecemos?

  • Trabalhamos com os melhores guias da Chapada Diamantina
  • segurança, grupos com máximo 4 pessoas/guia
  • passeios personalisados
  • serviço de excelencia desde o primeiro contato
  • ajudamos você com qualquer dúvida sobre sua viagem à Chapada Diamantina

VIA PATI – TURISMO ECOLÓGICO

  • E-mail
  • Telefone
    +55 (75)98317-4909
  • Endereço
    Rua da Juca
    Vale do Capao
    Chapada Diamantina
    BAHIA Brasil

Garanta o seu lugar no nosso próximo grupo ou agende a sua trilha através do formulário abaixo!